Para quem quer conhecer um pouco mais das maiores obras de arte e artistas do mundo, numa linguagem fácil e uma leitura bastante dinamica, o '501 grandes artistas' é o livro bastante amistoso. Embora cá entre nós, falo mesmo, seja apenas um dicionário grande com informaçoes gerais do autor e sua obra. Vale a pena pra quem busca conhecimento geral, pra quem quer estudo mais aprofundado, indico o curso de Historia da Arte do Museu Nacional de Belas Artes na Cinelandia, que estou na ansia de fazer. Cá entre nós, pros mais tímidos, uma leitura pública nos trens e metro do Rio de Janeiro não é bem vinda, olhares suspeitos e paranoicos ficam tentando entender a que cargas d´água voce esta lendo esse tipo de lieratura.
(RIO DE JANEIRO, por André Luiz Barros)
'501 grandes artistas' apresenta fatos sobre a vida dos artistas, bem como informações relativas às suas obra e as influências que exerceram na época e nas sociedades em que viveram. Organizado em ordem cronológica e ilustrado com reproduções de pinturas, fotos de esculturas e instalações, além de retratos dos próprios artistas, este livro traz análises sobre obras representativas - desde a pintura de paisagens chinesas, passando pelas artes bizantina, gótica, renascentista, pelo impressionismo, o surrealismo, o cubismo, a fotocolagem, a arte perfomática, a videoarte e as instalações. No intuito de ampliar a diversidade dos perfis biografados e contemplar também a produção artistíca brasileira, foram incluídos artistas como Aleijadinho, Portinari, Arthur Bispo do Rosário e Beatriz Milhazes, além de Hélio Oiticica e Vik Muniz.
SOBRE O AUTOR:
FARTHING, STEPHENStephen Farthing é pintor, professor de desenho e professor-pesquisador da Fundação Rootstein Hopkins na University of the Arts, em Londres. Em 1990, em reconhecimento por seu talento, foi aclamado mestre pela Rskin School of Drawing da Universidade de Oxford e tornou-se professor bolsista da St. Edmund Hall, em Oxford. Em 1998, elegeu-se mimbro da Royal Academy of Arts, de Londres. Farthing estudou primeiramente na St. martin's School of Art e concluiu seu mestrado em pintura pela Royal College of Arts, ambas em Londres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário