19 de julho de 2008

BRASIL, meu brasil brasileiro..

OBS: Texto escrito em setembro de 2007. Quando fui assaltado, oops, quando me tornei finalmente brasileiro de verdade.



Bom.. Hoje eu fui assaltado.. Dei sorte.. Só me levaram um cordão de ouro e cinco reais. Poderiam ter me roubado um carro ou me tirado a vida.. Mas meu prejuízo foi só de 250,00 mais ou menos. Bom 250,00 é o valor que eu recebo nos 40% de bolsa que eu ganho em meu estágio enquanto aluno de jornalismo. Mas não titubeio em dizer; dei sorte! Não levei nenhuma bala perdida, nem me seqüestraram. E o que é 250,00? Digamos que é o que minha mãe gasta nas compras de mês? Ou com mais 100,00 um salário mínimo. Ahh.. mas qual brasileiro nunca foi assaltado? Brasileiro tem três características bem definidas: é simpático, bonito e vítima do abandono do poder público... E é exatamente essa última que faltava pra eu me tornar um brasileiro de verdade, com orgulho.. (o kcte!) ! Ontem eu dormi ao som de rajadas de metralhadoras, antes fosse Chopin.. E acordei com um corpo estirado na rua da minha avó. E olha que eu não moro em uma viela de uma favela qualquer, eu moro no centro do segundo bairro mais populoso do Rio, Bangu, no subúrbio da cidade. Que mundo é esse? O meu ué. O mundo que eu vou criar meus filhos, não porque eu queira, mas porque não tem outro. Ainda hão de chegar a Marte, que a NASA me ouça! Ahh detalhe eu vivo no Rio, ôo cidade maravilhosa, de Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, do samba de Tia Ciata.. Atualmente acho que Marcinho VP, Fernandinho Beira-Mar e outros desses aí se destacam mais na sociedade.. Como eles conseguem? Fácil, cometendo crimes.
Enquanto isso nosso presidente... Onde está? Tentando salvar o MERCOSUL na Argentina falida, na Bolívia de Evo Moralles, ou na Venezuela “socialista” de Hugo Chavez? Inaugurando alguma indústria portuária? A frente de algum sindicato? Aonde, aonde, aonde? Tenho minhas suspeitas, deve ta se dando por idiota e fingindo que não sabe das falcatruas do Planalto e do Congresso, junto com companheiros petistas bolando algum novo plano de salvar a classe pobre do Brasil, com alguma bolsa felicidade, alegria ou amor, custeada é claro pela nobre classe média, que paga caro seus tributos fiscais e carrega nas costas toda a sociedade. Ahhh ou então deve estar decorando algum texto pré pronto, é claro, com seus jargões inseridos nele para exaltar suas origens, e vangloriar seu único diploma! Só nesse país que um homem que mal sabe se expressar é eleito pelo povo. Ahh mas a economia deslancha não é Senhor Presidente.. ? Superávit comercial, recorde em exportações, e o Brasil nem é abalado pela crise mundial nas bolsas de valores né.. BRIC é a palavra... Brasil, Rússia, Índia e China.. meu Deus!! Quem inventou isso..? Os índices chineses de crescimento econômico são por alto, bem maiores que os do Brasil que lutam entre trancos e barrancos para crescer seus suados e megavalorizados pelo presidente 3 a 4% ao ano, isso sem falar que esse nosso país emergente está em fase de crescimento e com grande e promissor futuro desde a década de 50! Falando em desenvolvimento, o PAC hein.. O mais novo produto da Loja Lula, Programa de Aceleração e Crescimento, que distribuição incrível: O único bairro dentro os planos do programa na Zona Oeste do Rio é a Barra da Tijuca, o mais bem resolvido de todos e o que mais recebeu investimento do espetacular e feliz Pan-americano em que a Guarda Nacional de Segurança estreou com pompas e paetês. Falando em segurança.. Cadê a Guarda Nacional, aquela que não foi preparada pra invadir morro, mas é a solução para conter o narcotráfico e os conflitos em favelas? Fugiram com os Cubanos? Enfim.. Eu dei sorte..
Apesar disso tudo to vivo pra contar história! E falando sério o que é dinheiro? Só porque eu vivo no país com a maior carga tributária do mundo, que inventa impostos e prorroga o fim da cobrança de outros como o ICMS, eu preciso valorizar tanto o dinheiro? Que bobagem.. Tanta verba pública é desviada, tanto dinheiro roubado dos cofres públicos.. Que eu me pergunto.. O que são 250,00? Mensalão, mensalinho, mesadinha.. Conselho de ética pra quê? Pra se auto julgarem num tribunal no mínimo injusto, em que se fala, fala, fala e nada é feito ou decidido. Uns matam aqui, outros ali, e o que surge é um plano falho de desarmamento! Não é qualquer lei, qualquer idéia louca do nada.. É um plebiscito! Afinal senão me engano ainda vivemos numa sociedade democrata, ou de fato deveria ser. Não é um plano político perfeito, mas de todos digamos que seja o menos pior... Afinal não me perguntaram se eu era a favor ou contra as cotas para negros e estudantes de escolas públicas para alguns vestibulares públicos, muito menos minha opinião sobre o caso de Renan Calheiros, ou ainda do Sr. Roberto Jefferson e Cia., eles mesmos votam neles, eles mesmos se salvam, se corrompem, provam que são bandidos e os aliviam sem punição, lógico. Pra que cassa-los se daqui a uns anos os que estão votando contra, podem estar no lugar o réu? Parece que 20.000 por mês, não os satisfaz... Ora, nem a mim..! Quero um milhão! Corrupção e daí? Que coisa normal.. É um roubo qualquer poxa vida.. Como o corriqueiro que eu e outras centenas de pessoas fomos vítimas hoje.. Mais uma bobeirinha do ignorante povo brasileiro. Ignorante sim. Porque eu não entendo porque diante de tamanha desordem pública e estatal ainda sim, tenham a certeza.. Elegeria de novo esse nosso maravilhoso presidente, que governa para aqueles que como ele, não tem conhecimento da língua portuguesa. Ahh uma última coisa.. Galera economize água, não para guardar para nossos filhos, para nós mesmos, porque quando faltar irão roubar da gente..! (EUA).

Nenhum comentário: