27 de abril de 2008

JÁ TÁ AMANDO P#%%@?


Tenho reparado que o tempo não faz mais tanto sentido, a intensidade das coisas não são tão chocantes e os sentimentos não tão sólidos. “EU TE AMO”, por exemplo, já deixou de ser “EU TE AMO” faz tempo. Quer dizer ou ele perdeu seu significado ou de fato eu não sei mais o que essa frase afetiva significa.
A juventude intensa e insólita transformou a pureza do amor numa saudação qualquer. Com freqüência me deparo com mensagens instantâneas de sites de relacionamentos exaltando o “AMOR” de uma maneira um tanto quanto excêntrica: “To te add.. Bjux... Te amo”, “Oi! S2!”... “Miga fui a escola hj, S2!” ou ainda “Mlke tu é um mane msm, love you!”. Aaaaiii a língua portuguesa, ou ela foi mordida ou deve ter ficado mordida de raiva, esse questionamento deixa pra depois. Volto aqui às saudações de amor, “Oi = Eu te amo”, seria isso uma equação matemática? Um código? Um nova convenção jovem? Pra mim não faz sentido.
Bom, encaro isso como duas coisas. Primeiro uma tendência econômica: O “amor” vende, quem “ama” compra. Seja flores, bloquinhos de anotações em formato de coração, chocolates meio amargo, canetas com cheiro de morango.. (trivial como material escolar).. enfim, coisas que lembram seres amados, amor e afeto, nos corrompem no mercado, nos shoppings-malls, nas feirinhas de itaipava.. Onde quer que seja, corações, florzinhas e coisas doces vendem e nos contagiam, principalmente pra esse público que vive o amor como o sentimento.. Opa como a sensação mais efêmera de todas, mais ainda que o orgasmo numa noite inteira de sexo tântrico!
O amor eterno, o amor platônico hoje são utopias modernas do mundo antigo. Quer dizer ou são inverdades dos nossos ancestrais ou uma nova tendência da moda, como usar bota de cano longo no inverno. O negócio é amar!! E ai daquele que não ame.. mesmo que seja quem você não conheceu ainda. Bom pelo menos essa tese meio que vai de encontro aos dogmas cristãos em que seu grande líder, Jesus Cristo, exaltava: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”, sem ironias, acho que a juventude tem levado essa máxima na ponta da faca.
Outra forma pessoal de tentar entender essa apologia ao amor instantâneo é acreditar que vivemos a Era da Carência e da Super-educação em que “Olá!”, “Obrigado!” e Cia., se tornaram obsoletos por completo, afinal de contas saudar alguém com um “Eu te amo” ao invés de um simples “Oi” é capaz de modificar todo o metabolismo de uma pessoa. Imaginemos que alguém tenha acordado de mal humor, dor de cabeça e sei lá... stress alto.. duvido que se ela ouvir um “Eu te amo!” do amiguinho de trabalho ela não vai reagir de outra maneira, de uma maneira mais relaxada e romântica. Talvez seja essa necessidade de ouvir alguém falar que a ama que tenha tornado “Eu te amo” um jargão juvenil. Namoros sem muito sentido, que surgem de uma hora pra outra, relacionamentos tão “maduros” que hoje se começa a namorar, amanha já ocorre uma briga, no dia seguinte se volta com fulaninho, e eu te amo pra cá, eu te amo pra lá.. qual o significado do amor? Cada dia estou mais certo que estado civil hoje em dia passou a ser status social. Quem está amando se encontrou!! Mas e aquelas juras de amor eterno instantâneas e tão intensas? O que seria uma declaração como: “Eu te amo pra sempre!”, nos dias de hoje. Um paradoxo e uma antítese ao mesmo tempo.
Imaginem Castro Alves falando desse amor, do amor do século XXI? Você deve estar achando isso uma viagem não está? Bom eu também acho mesmo. Tudo bem que Zygmunt Bauman, um grande estudioso do mundo pós moderno, acredita que os vínculos e os relacionamentos tem se tornado cada vez mais fugazes. Eu concordo plenamente, mas que “Eu te amo = OI” é uma equação inexata, irracional e sem prova dos 9 isso é. Ou é? Ou eu sou uma negação completa em lógica matemática. Pelo menos nunca o AMOR foi tão falado como ultimamente. E só pra ratificar essa minha observação empírica e absolutamente complexa deixo aqui um EU TE AMO pra você que está lendo meu texto agora.. isso isso.. pra você mesmo! Afinal de contas o AMOR É CEGO não dizem isso? Então, eu não estou te vendo e nem você a mim. Todavia sinta-se abraçado por mim, afeto e amor ao próximo isso sim eu venero como princípio da boa convivência humana e talvez a solução mais inteligente para se alcançar a paz mundial.

3 comentários:

someone disse...

André! Meu... mta coincidência. T vi on no orkut e fui fuxicar, vi q vc tinha blog e vim até aqui ler um pouquinho da capacidade literária do meu "coleguinha" - ja q jornalista não tem amigos, né? Eu tô aqui escrevendo meu pré-projeto, e o próximo passo da funadamentação teórica é o Bauman com o AMOR LÍQUIDO! hahaha mt bom! adorei... Li rapidinho... Dps leio c mais calma. Bjs!
Thaisy

André Luiz Barros disse...

"someone" eu n to conseguindo comentar no seu blog. Mas obrigado por visitar sempre meu blog e comentar, fique a vontade mesmo! Tbem vou usar o BAUMAN em minha monografia, vc vai falar de q?

Camila Lopes disse...

Prometi e vim aqui comentar meu texto preferido do meu desde já jornalista predileto. O que Bauman diz sobre o amor eu já estou cansada de saber, aí fui procurar a definição desse q considero o mais puro dos sentmentos. Sabe como Aurélio Buarque de Hollanda definiu esta "palavra": "1.Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem. 2.Sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro, ou a uma coisa(...)". Bom, concordo contigo, ou todos estão desejando tanto o bem do próximo, seguindo os mandamentos e se dedicando absolutamente há vários por aí, ou, infelizmente, Bauman estava completamente certo quando disse que "o amor é líquido". É uma pena ver que o mais puro e que deveria ser o mais intenso dos sentimentos que o homem pode expressar tenha se banalizado dessa maneira. Será msm q o amor não é mais O AMOR?? Espero q não, senão o que vou dizer agora perde completamente o sentido. "Eu te amo, porra. E pra sempre, anjo da guarda....rsrs"