9 de abril de 2008

MAMÃE, quero ser homem de bandida!


Outro dia estava me questionando qual seria a profissão do futuro? Me deparei com algumas opções: Arquiteto cibernético? Advogado virtual? Médico ultrasônico? Jornalista online? E eis que encontrei uma profissão em extrema ascensão no mundo, principalmente em países emergentes em que o submundo das drogas e da pobreza se esconde no meio de uma grande desigualdade social, O BANDIDO. Bom na verdade quando tomo a bandidagem como uma profissão, obviamente não quero compará-la a profissões dignas ou que de fato mereçam reconhecimento e admiração. Deixo claro aqui meu repúdio a toda e qualquer forma de bandidagem e qualquer outra atividade criminosa. Mas pensem comigo.
Dentro dessa desigualdade, profissões advindas da saturação do terceiro setor emergem como alternativas de se gerar dinheiro, gerar não, digamos que criar um dinheiro ilícito, como o oriundo do tráfico de drogas. De fato esse mercado em ascenção agora pela classe média me parece um mercado com grandes oportunidades de emprego, obviamente formado por profissonais liberais que desconhecem a CLT de Getúlio, mas que aceitam o risco e as incertezas da “profissão” para o sustento da família sem planejamento familiar e de sua própria sobrevivência. Aviãosinho, helicópterozinho.. entre outros... são as profissões do momento. Sem comparações negativas apenas legislativamente falando, foi-se o tempo em que camelô e motorista de cooperativas de Kombi representavam o mercado informal. Altas jornadas do trabalho que varam madrugadas, porte direto a armas de fogo, algumas inclusive de posse apenas das forças armadas, risco total de vida, embates com a polícia (órgão que representa, ou deveria representar, a defesa da nação), status social dentro das comunidades em que vivem... parecem ser muitas as “vontagens” de ser bandido nos dias de hoje. O reconhecimento é grande e garantido, vivem estampados nos principais jornais, costumam possuir um patrimônio bem graúdo, têm um respeito a zelar, por bem ou por mal, são espécies de ícones que representam uma comunidade e o caos da sociedade, afinal são vítimas e protagonizam de forma clara o abandono do governo em alguns setores sociais de nosso país.
Junto a essa “profissão” que emerge dentro entre outras coisas por conta de uma legislação obsoleta e ultrapassada, que não põe medo nem é capaz de controlar sequer uma criança de 5 anos, insiro uma nova questão, a inserção da mulher no mercado de trabalho. Elas já foram donas de casa muito respeitadas, meninas prendadas que cresciam e mal podiam escolher o homem com que iriam viver pra sempre, já foram proibidas de votar, começaram a trabalhar pra sustentar os filhos em tempos de guerra, eram mal tratadas e mal remuneradas, já foram vítimas enquanto proletariado, já participaram de revoluções feministas nos EUA e na Europa na década de 60 e por fim foram queimadas dentro de uma indústria e ganharam um dia em homenagem a elas. Hoje é notório que têm roubado espaço no mercado masculino de trabalho, atualmente existem donos de casa e “chefas” de família, hoje elas estudam, se graduam e já cogitou-se ter uma inteligência maior que a dos homens (claro que eu discordo!), elas fazem curso de Engenharia Mecânica e eles curso de gastronomia e culinária, quizá corte e costura, e por que não? Depois de uma história digamos que sofrida dentro de um mundo machista elas se firmam como cidadãs dignas que lutam pela igualdade dos sexos.
A estabilidade do futuro talvez realmente seja ser marido de bandida. Elas são mais inteligentes, administram muito bem o lar, esbanjam beleza dentro de seus belos par de seios, são mais sensuais e vaidosas, trabalham com classe e salto alto, são mais responsáveis e traçam metas viáveis de se alcançar, são um charme segurando uma pistola prateada, e sinceramente estão tomando o lugar dos homens a todo momento, conseguiram participar da economia e ganhar reconhecimento político.
Se nossa sociedade continuar politicamente desleixada dentro de alguns anos provavelmente a mulher assim como o homem e talvez até melhor, também comandará bocas de fumo, estará liderando o narcotráfico de países subdesenvolvidos e emergentes e gerenciará poderes paralelos e facções criminosas.
As crianças do 3º mundo do futuro vão ter que se acostumar com um novo sistema em que o pai cozinha e a mãe rica vai trabalhar chefiando as vielas da favela e comandando com rádio-celular suas áreas de influência, quizá elas não vão querer ser homens de bandida ao invés de médicos e jornalistas por exemplo. Daqui a uns anos, talvez seja moda homens dar o golpe do baú. De que forma eu ainda não sei.. isso porque não vão poder dar o golpe da barriga.. quer dizer, pelo menos até que a medicina não avance e chegue a tal ponto!

4 comentários:

cella dottling disse...

Crônica muito bem elaborada sobre um assunto que realmente faz parte do universo dos jovens. Parabéns André.

Bárbara disse...

Isso aqui tá muito bom. Infelizmente so falta o reconhecimento, pq ta bom demais! Eu sei q tenho amigos jornalistas mto bons, sem duvidas, e eu ando fazendo o mesmo só pq decidi não ser mais uma. Tbm to com um blog, sendo q um pouco menos jornalistico.. rs Acho q a aviação mes espera, voar pra mim agora é uma arte, mas nao tanto qt escrever :) Parabens de verdade andre.. isso aí é tudo q um jovem tem q ser, no minimo INTELIGENTE. Megas bjos, saudades e sucesso ok
Sua amiga da UCB Bárbara!

Passa lá depois: www.diariodecalcinhas.blogspot.com

Futuros jornalistas disse...

Oi André!

Cara, gostei mesmo! Parabéns! Vc já consegue prender nossa leitura - msm c um post um tanto grande... Boa sacada!

Abs,

Maxsuel

Shine Star disse...

comentar de novo heim
Cool, Jornalista, poeta, inteligente,20 anos com certeza tem futuro, quiçá sucesso.