12 de julho de 2009

O presente perfeito para o dia dos pais de 2009

Todo mês de julho é a mesma coisa, uma pergunta paira na cabeça de todos: o que dar de presente para meu pai no segundo domingo de agosto? Se por um lado a crise mundial ainda traz insegurança aos bolsos dos brasileiros, ainda que a economia de nosso país esteja num circuito rippie de “paz, amor e harmonia”, nem todo mundo está com grana pra gastar. Os mais abastados por sua vez, que segundo o Ipea trabalham três meses a menos que uma gama de mortais que recebem até dois salários mínimos, na pressão dos juros dos cartões de crédito, também reservaram uma quantidade humilde com as despesas do presente, e agora? O que nos resta fazer?

Fugir da velha e sem graça lembrancinha, e dar um presente legal sem pesar no orçamento, aproveitando a boa onda inflacionária parece ser um missão difícil, mas não impossível, a questão é ter boas ideias e originalidade.

A prorrogação da isenção de IPI, Imposto sobre produto industrializado, divulgado no começo de julho por Mantega, nos dá uma gama de sugestões. A linha branca de eletrodomésticos continua em alta, bem como os automóveis que bateram recordes históricos de vendas no Brasil no último mês, mas televisão, geladeira, carros e motos, são muito caros, e exigem um planejamento prévio no gadget mensal. As besteirinhas nunca têm muita receptividade, dar meias e cuecas soa falsidade e falta de amor, afinal pai é pai.

Parei, refleti um pouco e como mudar nesse ano? Já dei até aqueles objetos pra casa, que é o tipo de presente que damos para a avó chata daquele nosso amigo pentelho, como saca-rolhas, cortador de pizza e perfume Natura. A crise mundial está aí, resolvi então dar uma de esperto, ser original sem perder a pose.

O mundo está endividado, até os EUA, os grandes consumidores da Terra ouviram de Obama que terão que se acostumar com o aperto. O dólar está se desvalorizando frente ao real, e valendo em torno dos um e noventeipouco, entre altas e baixas, fica estacionado na dezena dos 90. O consumo mundial se aquecendo aos poucos, e os empregos cada dia mais a Deus dará, vide últimos anúncios de demissão de multinacionais na Europa. A queda da produção industrial mundial, herdeira da falta de poder aquisitivo, produz em escala consumidores fracos no mercado, um elemento se destaca e entra na faixa de valor ideal que posso gastar pro presente do papai: o Petróleo.

Após alta até o ano passado, a crise mundial já afetou o valor dos barris de Petróleo, causadores de tanta ganância e guerra no oriente médio e Afeganistão. A desaceleração da economia mundial repercutiu na queda do valor esse elemento não renovável e de grande expressão econômica na Terra. Apesar de algumas decepções aqui no Brasil, que é “auto-sustentável” não sei aonde, já que agora não é só o whisky que está dividido entre bom e ruim, o petróleo, pasmem, também é classificado dessa forma, e para nossa surpresa, o problema é que o nosso petróleo, da monopolista Petrobrás, não é bom, daí, a necessidade de importação do material de fora. As últimas notícias nem são tão animadoras, depois de tanto estudo e boatos sobre como extrair petróleo da camada pré-sal do Campo de Tupi, o resultado foi um pouco desestimulante e brochante, a multinacional que ficou por conta de tentar extraí-lo de milhares de metros de profundidade, não achou nada, nem gás sequer.

Isso só me mostra que ter petróleo em mãos, dá poder, dá status. O petróleo causa guerras internacionais, causa especulação enquanto comodditie, está como investimentos em forma de ação no mercado financeiro, vai acabar por ser um fonte de energia não-renovável na natureza, é uma grande fonte de renda para municípios brasileiros em forma de royalties, e com a crise mundial só recuperará sua demanda em 2011 segundo a própria OPEP, ou seja, o preço está em conta, e o material é valorizado em todo o mundo.

Pode ser uma viagem pela atual economia mundial, mas eu já tenho o meu presente pro dia dos pais, vou dar a ele um singelo barril de petróleo, que está sendo vendido hoje, a quase 100 dólares a menos que o ano passado, por apenas 60 dólares, ou com o dólar do jeito que tá, por apenas R$ 120,00. Só tenho que aproveitar o momento enquanto o Banco Central do Mr. Meirelles não inventa de leiloar a verdinha americana, mas tadinhos dos exportadores, sejamos solidários né.

Aproveitando o encejo, FELIZ DIA DOS PAIS SR. ANTÔNIO JOSÉ (meu pai)!!

2 comentários:

Camila Lopes disse...

Como não pensei nisso antes?!? Que droga, fiquei na velha e manjada camisa. Meu pai também ia se amarrar em ganhar um barril de petróleo. Ano que vem te consulto antes de comprar o presente....kkkk.
ps:. tu é muuuuito boboo!!!(mas eu gosto de todos os textos mesmo assim)

Graça Filadelfo disse...

Boa idéia André!

O Sr. Antonio José vai agradecer por este presente.

Abraços,
Graça