22 de junho de 2009

Ato público reune jornalistas e estudantes em desagravo a desição do STF

Cerca de 100 pessoas, entre jornalistas, estudantes de comunicação, professores e sindicalistas realizaram, pela manhã dessa segunda-feira (22), um ato público contra a decisão do STF que desregulamenta a categoria, acabando com a obrigatoriedade do diploma universitário para exercício do jornalismo. A concentração foi na Associação Brasileira de Imprensa, que junto com os sindicatos de jornalismo, estão engajados na luta pela sensibilização da sociedade e da classe política.

O diretor do Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro, Alberto Jacob Filho, informou que a preocupação da categoria é que pessoas com má intenção acabem conseguindo o registro. Segundo ele, desde a decisão do STF mais de 30 pessoas por dia têm procurado o sindicato para obter a carteira. Porém, o registro só é concedido para quem comprove o real exercício da profissão.

Um dos manifestantes estava vestido de cheff de cozinha, numa crítica a comparação feita pelo juiz Gilmar Mendes, que comparou a categoria a cozinheiros. Atos semelhantes foram realizados, no mesmo horário, nas cidades de São Paulo, Brasília, Teresina e Caxias do Sul.



Na Câmara dos Vereadores

Vestidos de preto em sinal de luto pela decisão e com apitos e cornetas, os protestantes foram recepcionados com o mau humor dos seguranças da Câmara dos Vereadores, na Cinelândia. Enquanto subiam as escadarias da sede do legislativo no Rio de Janeiro, a guarda fechou as portas do prédio. Mesmo assim os manifestantes fizeram seu protesto, reunindo novos seguidores que abraçavam a causa pelo caminho até o Palácio Tiradentes, na ALERJ, Assembléia Legislativa do Rio, onde terminou o ato. A passeata foi acompanhada pelo 13º BPM e policiais militares da delegacia do Centro.

- Esse é apenas o primeiro de muitos protestos. Essa é uma decisão extraordinária, é a primeira profissão desregulamentada no país, amanhã poderá haver outras. – dizia no auto-falante um dos dirigentes do protesto.

O próximo ato está marcado para amanhã, terça-feira (23), as 16h30 na sede da Fundação Getúlio Vargas, Praia de Botafogo, onde o excelentíssimo juiz presidente do Supremo Tribunal Federal vai dar uma palestra.





QUESTIONAMENTO DO DIA:

O legislativo, formado por um corpo de pessoas que nós cidadãos cariocas elegemos por voto direto, estariam dando às costas e fechando os olhos para nossa causa? Meus caros deputados, deputadas e vereadores não tentem fugir ou se abster do protesto. Acreditem, nós, JORNALISTAS COM DIPLOMA, continuaremos averiguando TUDO o que é feito com o dinheiro público do brasileiro, esse é um compromisso de nosso ofício com a sociedade. O exercício do jornalismo por não-portadores de diploma fere a ética profissional e quem mais perde é a sociedade.



2 comentários:

Ariane disse...

Queria ter idoo!!!
bjinhos

Camila Lopes disse...

"Juro, no exercício das funções de meu grau, assumir meu compromisso com a verdade e com a informação. Juro empenhar todos os meus atos e palavras, meus esforços e meus conhecimentos para a construção de uma nação consciente de sua história e de sua capacidade. Juro, no exercício do meu dever profissional, não omitir, não mentir e não distorcer informações, não manipular dados e, acima de tudo, não subordinar em favor de interesses pessoais o direito do cidadão à informação" - só que TEM DIPLOMA fez essa promessa. Por que confiar em quem não deu sua palavra?!?